Apresentação

Fortalecer e integrar as Instâncias de Governança do Turismo em Santa Catarina é o objetivo do Turismo Catarinense em Movimento, iniciativa do Sistema Fecomércio SC em conjunto com o Senac SC.

As Instâncias de Governança do Turismo, agrupam em seu ambiente, de forma democrática e regionalizada, os representantes do poder público, sociedade civil organizada, entidades empresariais vinculadas ao Turismo. São espaços de articulação para fomentar o desenvolvimento das políticas públicas, planos e projetos turísticos, que são analisados e monitorados em conjunto para a sustentabilidade da atividade turística.

Diante disso, o Turismo Catarinense em Movimento pretende estabelecer uma rede de colaboração em todo o estado, entre poder público e iniciativa privada e atores do trade turístico. O objetivo é buscar mecanismos de planejamento, execução e acompanhamento dos resultados de ações estratégicas definidas e priorizadas pelos atores da cadeia produtiva do Turismo em cada região turística do Estado estabelecendo ações prioritárias e concentrando esforços para potencializar a cooperação e maximizar resultados.

Objetivos

Uma iniciativa que visa fortalecer as Instâncias de Governança do Turismo em Santa Catarina, estabelecendo uma rede de colaboração com o apoio institucional do Sistema Fecomércio SC.

Os encontros nas regiões buscam adotar mecanismos de Planejamento, Execução e Acompanhamento em ações estratégicas definidas e priorizadas pelos atores da cadeia produtiva do turismo de cada região, estimulando iniciativas para:

  • Construir estratégias para a melhoria contínua;
  • Desenvolver diálogos com Administração Pública do Estado e Municípios para melhoria de infraestruturas;
  • Construir conteúdos transversais da área de turismo para aplicação na educação fundamental e ensino médio;
  • Conscientizar empresários para investir em suas empresas e na cultura do desenvolvimento profissional;
  • Conscientizar a comunidade para a importância do patrimônio.

Metodologia

Os encontros tiveram duração de um dia de trabalho, divididos em dois períodos. Foram apresentadas informações relacionadas ao Turismo Catarinense em Movimento, ministrada palestra de sensibilização sobre Perspectivas e Inovação no Turismo, e apresentadas a Instância de Governança e de cases da região.

O público presente também pode se dividir em grupos para definição das prioridades, a partir das metodologias Brainstorming, Matriz CSD e Matriz RICE;

Brainstorming:

O Brainstorming foi utilizado com a finalidade de estimular o pensamento criativo para desenvolver novas ideias e questões específicas do turismo.

Matriz CSD:

Ferramenta utilizada para promover a gestão da informação e alinhar o conhecimento entre os membros do grupo de trabalho para a tomada de decisão.

Matriz RICE:

Reach (abrangência), Impact (Impactos), Confidence (confiança) e Efforts (esforços). Método rápido e fácil de priorização, que por meio da classificação numérica, quantifica a decisão.

Instituições Responsáveis

A Fecomércio SC está à frente dos setores do comércio, serviços e turismo em Santa Catarina, apontados como os principais motores da economia do Estado. A entidade engloba 72 sindicatos patronais e administra no estado o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A dimensão e a força deste mercado estão expressas nos números: representa quase 66% do PIB do estado, gera 1,4 milhão de empregos e conta com 640 mil empresas de habitação, serviços, turismo, varejo, atacado, supermercados e comércio farmacêutico.

Setor transversal na economia, o turismo avança como um dos eixos de desenvolvimento de Santa Catarina. Os atributos culturais e naturais, a diversidade de paisagens e os roteiros- que vão da Serra ao mar - fazem de Santa Catarina um dos destinos mais procurados e prestigiados do Brasil.

Hoje, o setor representa 12,5% do PIB e emprega cerca de 122 mil pessoas, mas o potencial e as vocações turísticas de cada região podem ser ainda melhor exploradas. A Fecomércio SC atua para que o setor tenha ainda mais representatividade na economia, mirando na dessazonalização e descentralização do turismo para que o Estado atraia visitantes nas quatro estações e em todas as regiões.

A história do Senac SC acompanha a evolução econômica de Santa Catarina: desde 1947, a instituição capacita e incentiva os catarinenses a desenvolverem suas habilidades profissionais. Presente em 27 cidades do Estado, o Senac SC possibilita às pessoas a construção de uma carreira sólida, com a oferta de cursos que vão desde a formação inicial e continuada até cursos superiores, pós-graduação e EAD.

Além de capacitar os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, a instituição também atua no desenvolvimento e na qualificação de gestores públicos e empresários. Consultorias, treinamentos e programas específicos também fazem parte do portfólio do Senac SC, promovendo o crescimento econômico nos principais segmentos de mercado.

Pautado no desenvolvimento sustentável e na educação para a cidadania, o Senac SC também fomenta o ecossistema turístico em Santa Catarina, por meio de ações que visam o aprimoramento de produtos e serviços neste setor. Entre elas, está o Programa Senac Turismo, que oferece um conjunto de serviços customizados, Observatório do Turismo e missões internacionais, como a Missão Técnica Orlando.

Abrangência

O Programa tem atuação em todo o estado de Santa Catarina, buscando identificar as particularidades de cada uma das 13 Instâncias de Governança do Turismo - 2019/2021.

São elas:

  • Caminho dos Canyons
  • Caminho dos Príncipes
  • Caminhos da Fronteira
  • Caminhos do Alto
  • Vale Costa Verde & Mar
  • Encantos do Sul
  • Grande Florianópolis
  • Grande Oeste
  • Serra Catarinense
  • Vale das Águas
  • Vale do Contestado
  • Vale dos Imigrantes
  • Vale Europeu