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Vale Europeu

A tradição herdada dos colonizadores europeus deu a esta região o título de Europa brasileira, por apresentar características próprias das cidades germânicas, como a gastronomia, a cultura cervejeira, as casas em estilo enxaimel e a notável receptividade e educação de seu povo. Conhecida por realizar a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest, em Blumenau, a região é também referência no turismo religioso, abrigando o Santuário Madre Paulina em Nova Trento. Para os aventureiros a região oferece atrativos como cavernas, saltos de parapente, voo livre, rafitng e trilhas por lugares de tirar o fôlego.

Cidades da Região Turística: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Canelinha, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Nova Trento, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, São João Batista, Timbó

Evento realizado em: Blumenau

Data do Evento: 12-01-2019

Total de Ações: 19

Participação do Evento: 48 participantes

Data de Atualização: 01-09-2019

Titulares

Legenda

Não iniciada

Aguardando Análise

Em Construção

Em Execução

Produzido

1 – Promover a troca de experiências entre os gestores públicos e privados do turismo por meio de ações de benchmark

Prioridade:

Em Construção

Previsão de Execução:

2019 - Imediata

Articulista(s):

Ações:

1. Marcar reunião entre as IGR's para estabelecer estratégia de rede ou marketing.

Articulista: Simone Vieira - Serra Catarinense

Atualização: Reunião Ordinária da Câmara de Turismo da Fecomércio/SC - 04/05/19.

2- Promover ações de fomento ao associativismo entre as lideranças do turismo para estreitar laços e estimular o trabalho e o fortalecimento das redes de cooperação.

Prioridade:

Não Iniciada

Previsão de Execução:

Articulista(s):

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

3 - Fomentar programas de estímulo a compra de produtos locais e regionais, por empresários e comunidade.

Prioridade:

Não Iniciada

Previsão de Execução:

Articulista(s):

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

4 - Fomentar o fortalecimento dos conselhos municipais de turismo.

Prioridade:

Não Iniciada

Previsão de Execução:

Articulista(s):

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

5 - Criar campanhas de sensibilização e conscientização sobre a atividade turística para a população local.

Prioridade:

Em Construção

Previsão de Execução:

2019 - Imediata

Articulista(s):

Ações:

1. As diretorias das IGR's devem reunir-se e definir campanhas de sensibilização e conscientização para a população local e enviar aos conselhos municipais de turismo.

2. Conselho Municipal de Turismo deverá promover as ações juntamente com as entidades privadas que executarão as ações.

3. Parceria com as secretarias municipais de educação e conselho municipal para a campanha de conscientização nas Redes de Ensino.

Articulistas: Amadeu Gonçalves e Fabiana Dickmann

Atualização: Reunião Ordinária da Câmara de Turismo da Fecomércio/SC - 04/05/19.

1 - Fomentar incentivos (tributário / investimento) para ampliar investimentos do empresariado em empreendimentos de alimentação.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

2 - Fomentar a construção da identidade e a criação da marca turística da Região, promovendo sua divulgação.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

3 - Promover a implantação de acesso a redes abertas de Wi-Fi em locais públicos.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

4 - Prover acesso a dados por meio digital nos atrativos turísticos (Ex: placas com QR Code, realidade aumentada, aplicativos com sistemas de geolocalização, ou outros similares).

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

5 - Estruturar produtos turísticos e fomentar a criação e comercialização de novos roteiros turísticos na região, embasados em cultura e experiência.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

1 – Promover junto aos municípios a adequação de acessos e estacionamentos de veículos de turismo, com local para embarque e desembarque.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

2 - Articular a implantação e adequação da sinalização turística e bilingue nas rodovias, equipamentos e atrativos turísticos.

Status:

Em Construção

Estimativa de Prazo:

2019 - Imediata

Entidades Envolvidas:

Ações:

1- Elaborar ofício ao Governo do Estado para revisar e implantar sinalização turística de maneira integrada em todas as 12 regiões, incorporando e atualizando as regiões, para que seja considerado no orçamento público com implantação em 2020 e 2021, no mês de maio.

Articulista: Ricardo - IGR Vale Europeu

Atualização: Reunião Ordinária da Câmara de Turismo da Fecomércio/SC - 04/05/19.

3 - Promover e articular a revitalização das vias de acesso municipais.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

1 - Regulamentar o acesso de veículos de turismo aos atrativos e espaços de estacionamento (embarque e desembarque).

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

2 - Fomentar o debate para a criação e regulamentação da legislação de trânsito relativa a padronização da sinalização do cicloturismo.

Status:

Em Construção

Estimativa de Prazo:

2019 - Imediata

Entidades Envolvidas:

Ações:

1. Pesquisar junto ao Cotran sobre a Legislação do cicloturismo e Senderismo.

2. Caso não haja, propor um projeto de Lei para a padronização da sinalização.

3. Implementar a Lei nas regiões.

Articulista: Rose - FAPEMSC

Atualização: Reunião Ordinária da Câmara de Turismo da Fecomércio/SC - 04/05/19.

3 - Articular a adequação da legislação municipal para comercialização de produtos rurais regionais.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

1 - Promover ações de sensibilização para o estímulo ao associativismo e ao cooperativismo.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação voltará a pauta da Câmara de Turismo ainda em 2019.

2 - Desenvolver e implementar programa de qualificação em nível estratégico, operacional e de educação básica para os diferentes segmentos do turismo.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

3 - Fomentar a sensibilização da profissionalização do segmento turístico para estimular a criação de demanda por qualificação junto a empresários e a comunidade.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação voltará a pauta da Câmara de Turismo ainda em 2019.

Indicadores

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Aguardando Análise
Em Construção
Em Execução
Produzido
Gestão/Governança
Inovação
Infraestrutura
Legislação
Qualificação