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Encantos do Sul

Colonizada por açorianos, esta região mescla o turismo histórico de Laguna – terra de Anita Garibaldi, com as belas praias de Imbituba e Garopaba, conhecidas internacionalmente pela qualidade de suas ondas. Imbituba ainda oferece a observação de baleias que atrai milhares de turistas de todo o Brasil. Outra opção é visitar, em Criciúma, a única mina de carvão aberta à visitação no país ou se deliciar em estâncias hidrominerais de Gravatal que completam esses incríveis roteiros de encantos.

Cidades da Região Turística: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Garopaba, Grão Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Laguna, Lauro Muller, Nova Veneza, Orleans, Pedras Grandes, Santa Rosa de Lima, São Martinho, Treze de Maio, Tubarão, Urussanga

Evento realizado em: Tubarão

Data do Evento:

Total de Ações: 29

Participação do Evento: 55 participantes

Data de Atualização:

Para conhecer os membros da diretoria da IGR Encantos do Sul, clique aqui.

Legenda

Não iniciada

Aguardando Análise

Em Construção

Em Execução

Produzido

1 – Articular as empresas de receptivos turísticos para definir o regramento das operações de traslado no aeroporto regional.

Prioridade:

Não Iniciada

Previsão de Execução:

Articulista(s):

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

2 - Promover a articulação dos Conselhos Municipais de Turismo com o poder público, para o comprometimento com a continuidade de projetos.

Prioridade:

Não Iniciada

Previsão de Execução:

Articulista(s):

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

3 - Estimular o setor público para a contratação de turismólogo para profissionalização do turismo nos municípios.

Prioridade:

Não Iniciada

Previsão de Execução:

Articulista(s):

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

4 – Organizar a governança da rota da baleia franca.

Prioridade:

Não Iniciada

Previsão de Execução:

Articulista(s):

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

5 – Articular junto aos órgãos competentes a intensificação da fiscalização dos registros de prestadores de serviço turístico, como o Cadastur.

Prioridade:

Não Iniciada

Previsão de Execução:

Articulista(s):

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

6 – Fomentar ações de valorização e manutenção da identidade cultural regional (música, folclore, artesanato, festas típicas) para o fortalecimento do turismo cultural.

Prioridade:

Em Construção

Previsão de Execução:

2019 - Imediata

Articulista(s):

Ações:

1 - Marcar reunião entre as IGR's para estabelecer estratégia de rede ou marketing.

Articulista: Ana Vieira - CONSERRA

Atualização: Reunião Ordinária da Câmara de Turismo da Fecomércio/SC - 04/05/19.

7 – Promover a criação do núcleo de comunicação e informação do Turismo. (Observatório regional do turismo)

Prioridade:

Não Iniciada

Previsão de Execução:

Articulista(s):

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

1 - Fomentar o uso de plataformas tecnológicas para divulgação dos produtos e serviços turísticos da região.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

2 - Fomentar ações de promoção à cultura de inovação na região.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

3 – Estimular a iniciativa privada a implantar centros de atendimento ao turista nas rodovias, para comercializar produtos regionais.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

4 - Estruturar produtos turísticos embasados em lazer, saúde e bem-estar na região.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

5– Elaborar guia digital para a região, em três idiomas, com informações turísticas e de serviços de apoio.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

6 - Fomentar a criação de Selo Regional de Qualidade

Status:

Em Construção

Estimativa de Prazo:

2019 - Imediata

Entidades Envolvidas:

Ações:

1. Levantamento de critérios: a) principal critério é a qualidade turística; b) validar critérios.
2. Certificação pelas IGR's para o município.
3. Sensibilização trade e sociedade civil para certificação.
4. Critérios definidos em conjunto com as IGR's e Câmara de Turismo da Fecomércio.
5. Divulgação do Selo por meio de parceiros e plataformas (ex. TripAdvisor).
6. Selo com QRCode com possibilidade de roteiro.
7. Design do Selo unificado para o Estado.
8. Trazer no Selo referência para cada região.
9. Renovação do Selo de forma periódica (a cada 4 anos) e revisão dos critérios anualmente.
10. Definir o que é qualidade no turismo e validar com academia e obs. do turismo.
11. Pesquisa com turista para saber quais critérios considera de qualidade no turismo.
12. Levantamento de parceiros para chancelar (academia, Fecomércio, entre outros).

Articulista: Rodrigo Ademir da Silva - IGR Caminho dos Príncipes; Lideranças das IGR's

Atualização: Reunião Ordinária da Câmara de Turismo da Fecomércio/SC - 04/05/19.

1 - Articular a implantação e adequação da sinalização turística e bilíngue nas rodovias, equipamentos e atrativos turísticos.

Status:

Em Construção

Estimativa de Prazo:

2019 - Imediata

Entidades Envolvidas:

Ações:

1- Elaborar ofício ao Governo do Estado para revisar e implantar sinalização turística de maneira integrada em todas as 12 regiões, incorporando e atualizando as regiões, para que seja considerado no orçamento público com implantação em 2020 e 2021, no mês de maio.

Articulista: Ricardo - IGR Vale Europeu

Atualização: Reunião Ordinária da Câmara de Turismo da Fecomércio/SC - 04/05/19.

2 – Prover a acessibilidade aos atrativos e demais estabelecimentos de bens e serviços e turismos conforme a lei vigente.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

1 – Articular com os receptivos e o Legislativo Municipal e Estadual para criação de lei destinadas a regular o transporte terrestre com o atendimento nos aeroportos regionais.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

2 - Estimular a criação do CPF do Turismo – Conselho, Plano Municipal de Turismo e Fundo Municipal de Turismo.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

3 – Adequar a legislação municipal para ampliar as parcerias e oportunidades com a Film Commission.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

4 – Articular a elaboração do Plano de Marketing Turístico regional.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

5 – Promover discussão sobre a viabilidade do avistamento de baleias de forma embarcada.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

1 - Promover ações de sensibilização sobre a importância do turismo para o desenvolvimento econômico nos municípios e região.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

2 - Desenvolver e implementar programa de formação para o turismo junto a educação básica.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

3 - Desenvolver e implementar programa de qualificação em nível estratégico e operacional para os diferentes segmentos do turismo.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

4 - Articulação entre os municípios da região ações de promoção e comercialização dos produtos e serviços turísticos de forma conjunta.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

5 - Promover ações de mobilização e sensibilização da cadeia produtiva do turismo para conhecer os produtos e serviços turísticos regionais.

Status:

Em Construção

Estimativa de Prazo:

2019 - Estimativa

Entidades Envolvidas:

Ações:

1. Verificar quais as ações das IGR's e unificar estes dados.
2. Realizar os cruzamentos e geração de novos produtos para o Estado.
3. Propor ações de integração de rotas.

Articulistas: Senac Turismo

Atualização: Reunião Ordinária da Câmara de Turismo da Fecomércio/SC - 04/05/19.

6 – Promover ações de qualificação para a gestão pública, quanto a oportunidades de desenvolvimento econômico e social do turismo.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

7 – Promover ações de qualificação profissional, para atender a demanda de produção audiovisual (edição, produção de arte, roteiros, fotografia) gerada pelas parcerias com Film Commission.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

8 – Fomentar a realização de cursos de Guia de Turismo e de condutores culturais e ambientais.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

9 – Fomentar a criação de um Selo Regional de Qualidade.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

10 – Promover ações de capacitação para os meios de alimentação, com a finalidade de valorização da identidade cultural como valor agregado a gastronomia.

Status:

Não Iniciada

Estimativa de Prazo:

Entidades Envolvidas:

Ação definida para voltar a pauta da Câmara de Turismo a partir de 2020.

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